29/06/2008

Conquistando o cliente interno


“Se você não está servindo a um cliente, seu trabalho é servir a alguém que esteja.”

Karl Albrecht (frase do livro: O melhor sobre clientes-Sérgio Almeida, Ed Casa da qualidade)


O erro de profissionais de RH e DP é pensar que seu trabalho deve ser apenas burocrático, esquecendo que o atendimento adequado ao cliente é o mais importante em qualquer negócio.

Mais quais são as diferenças entre clientes externos e internos?

Cliente externo:
Responsável pela manutenção da empresa, pois paga pelo serviço prestado.
Compra a prestação de serviço e/ou produto, e paga em dinheiro.

Cliente interno:
Responsável pela manutenção da empresa, pois gera lucro através de sua mão de obra.
“Compra” os serviços prestados pelos
setores da empresa, e “paga” com seu desempenho.

Trocando em miúdos, o cliente interno é a prata da casa, tão responsável pela manutenção da empresa quanto o cliente externo.

O cliente interno
reflete a imagem da empresa ao cliente externo, portanto:
Todos os colaboradores dos setores de apoio são espelhos, pois refletem a imagem da empresa aos clientes internos!

E mais:

Fala-se muito em motivação e desmotivação, mas será que as empresas param para analisar o que leva um colaborador que, ao ser contratado, conhecia as intenções da empresa e seus produtos a perder o
viço?
A resposta é simples: Falhas na relação da empresa com o cliente interno.
Geralmente, um funcionário reclama que o problema é a empresa, e não as pessoas. Mas a empresa é uma referência, e se manifesta na gestão e principalmente nos
setores que prestam suporte ao cliente interno.

Para manter colaboradores motivados, nada melhor que
ações básicas de relacionamento, como a agilidade e cordialidade nos setores de RH e DP, além de treinamentos contínuos e ações de endomaketing, que nada mais são do que ações de marketing interno, que visam vender a imagem da empresa à seus colaboradores através de campanhas de incentivo e propaganda positiva.

Vende mais aquele que compra a
idéia do produto/serviço e da empresa que representa.

Então... Mãos à obra e boas vendas!

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Conquistando o cliente interno


“Se você não está servindo a um cliente, seu trabalho é servir a alguém que esteja.”

Karl Albrecht (frase do livro: O melhor sobre clientes-Sérgio Almeida, Ed Casa da qualidade)


O erro de profissionais de RH e DP é pensar que seu trabalho deve ser apenas burocrático, esquecendo que o atendimento adequado ao cliente é o mais importante em qualquer negócio.

Mais quais são as diferenças entre clientes externos e internos?

Cliente externo:
Responsável pela manutenção da empresa, pois paga pelo serviço prestado.
Compra a prestação de serviço e/ou produto, e paga em dinheiro.

Cliente interno:
Responsável pela manutenção da empresa, pois gera lucro através de sua mão de obra.
“Compra” os serviços prestados pelos
setores da empresa, e “paga” com seu desempenho.

Trocando em miúdos, o cliente interno é a prata da casa, tão responsável pela manutenção da empresa quanto o cliente externo.

O cliente interno
reflete a imagem da empresa ao cliente externo, portanto:
Todos os colaboradores dos setores de apoio são espelhos, pois refletem a imagem da empresa aos clientes internos!

E mais:

Fala-se muito em motivação e desmotivação, mas será que as empresas param para analisar o que leva um colaborador que, ao ser contratado, conhecia as intenções da empresa e seus produtos a perder o
viço?
A resposta é simples: Falhas na relação da empresa com o cliente interno.
Geralmente, um funcionário reclama que o problema é a empresa, e não as pessoas. Mas a empresa é uma referência, e se manifesta na gestão e principalmente nos
setores que prestam suporte ao cliente interno.

Para manter colaboradores motivados, nada melhor que
ações básicas de relacionamento, como a agilidade e cordialidade nos setores de RH e DP, além de treinamentos contínuos e ações de endomaketing, que nada mais são do que ações de marketing interno, que visam vender a imagem da empresa à seus colaboradores através de campanhas de incentivo e propaganda positiva.

Vende mais aquele que compra a
idéia do produto/serviço e da empresa que representa.

Então... Mãos à obra e boas vendas!